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PROCEDIMENTO INTERNO DA QUALIDADE |
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ORIGEM: DGQ | NÚMERO: PIQ 02 | REVISÃO: 01 | |
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1- Objetivo
Estabelecer diretrizes e requisitos para o tratamento de itens da qualidade com problemas, infraestrutura com dano e não-conformidade detectadas pelos associados contribuintes, diretores e conselheiros da AMAJJ, conforme definido no capítulo 8 do Sumário da Qualidade – SQ, bem como encaminhar aos órgãos competentes por cada etapa do processo que levam a eliminação do problema. Este procedimento é aplicável a todos participante, membros da organização, parte interessada e fornecedores, seus órgãos, áreas de atuação e seus contratados.
1.1 - FOLHA DE ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO
CÓPIA CONTROLADA n°: 01______________________
CÓPIA DESIGNADA PARA: CARTÓRIO DO 1º OFÍCIO REG. DE PESSOA JURÍDICA
ELABORADO POR: _____________________________________________________ DATA: / /
LEONARDO TELES VIEIRA
VERIFICADO POR: _____________________________________________________ DATA: / /
LIEFERSON VIEIRA
VERIFICADO POR: _____________________________________________________ DATA: / /
LEONEL CARVALHO DE JUNIOR
APROVADO POR: _____________________________________________________ DATA: / /
APARECIDA DO LIVRAMENTO MELO
APROVADO POR: _____________________________________________________ DATA: / /
SEBASTIANA RAMOS GUIMARÃES
APROVADO POR: _____________________________________________________ DATA: / /
JANINE DA CUNHA LAVINAS
1.2 FOLHA DE REVISÃO
ÍNDICE DE REVISÃO | DATA | SEÇÃO/ FOLHA/ DESCRIÇÃO | APROVAÇÃO |
1 | 30/11/2011 | TÍTULO – ELABORADO e REVISÃO 01 / FOLHA 01/16 - FOLHA 03. |
DIRETORIA
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1.1 | 30/11/2011 | FOLHA DE ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO – ELABORADO, VERIFICADO e APROVADO / FOLHA 02/16 – FOLHA 03. |
DIRETORIA
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1.2 | 30/11/2011 | FOLHA DE REVISÃO – ÍNDICE, DATA e SEÇÃO / FOLHA 03 /16 - FOLHA 03. |
DIRETORIA
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3.1 e 3.2 | 30/11/2011 | DEFINIÇÃO E ABREVIATURAS / FOLHA 04/05 e 06 – FOLHA 03. |
DIRETORIA
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5.3, 5.4 e ANEXO | 30/11/2011 | IDENTIFICAÇÃO, PROCESSAMENTO E ANEXO 2 - FOLHAS 09/10 e 14 - FOLHA 03. |
DIRETORIA
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2- Referência
Normativa
2.1 - O Procedimento Interno da Qualidade- PIQ 01, é o modelo para formatação e orientação metodológica desta norma. A edição utilizada foi a que estava em vigor no momento desta publicação, baseado na revisão 01 de 11/02/04.
2.2 - O Sumário da Qualidade – SQ, é a referência normativa para esta norma na sua última edição (S – 0001/03) de novembro de 2003. Porque explicita de forma coerente e sistemática, a política e os objetivos do SGQ da AMAJJ, inclusive os detalhes as justificativas para qualquer exclusão, os procedimentos documentados, referência a eles e a descrição da interação entre os processos do SGQ da organização.
3-
Definição e abreviaturas
3.1 - Definições:
Ações corretivas - Medidas tomadas para corrigir condições adversas à qualidade
de itens, processos, documentos e serviços e quando necessário, para evitar a
sua repetição.
Ações corretivas – Medidas tomadas para corrigir condições adversas à qualidade de itens, processos, documentos e serviços e quando necessário, para evitar a sua repetição.
Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma potencial não-conformidade ou outra situação indesejável.
Contratado – Toda organização sob contrato para fornecer itens ou serviços, incluem os termos vendedor, supridor, subcontratado, fabricante e suas respectivas subclassificações sempre que apropriado. (SQ)
Dano – Perda, mal que se faz a alguém e estrago ou prejuízo causado por alguém.
Fornecedor – Organização ou pessoa que fornece um produto.
Infraestrutura – Organização, sistema de instalações, equipamentos e serviços necessários para operação de uma organização.
Inspeções – Ações de controle da qualidade que verificam a conformidade de itens ou serviços com requisitos especificados (NRB 8545).
Inspeção - Avaliação da conformidade pela observação e julgamento, acompanhada, se necessário, de medição.
Item – Termo genérico englobando estruturas, componentes, instalações, peças ou materiais que possam ser considerados individualmente e ensaiados separadamente (NBR – 8541).
Não-conformidade – Não atendimento a um requisito.
Participante – Observadas as condições estabelecidas no Sumário da Qualidade - SQ, são considerados participantes todos associados contribuintes, membros da diretoria e do conselho fiscal.
Problema – Proposta para que se lhe de uma solução. (SQ)
Produto – Resultado de um processo que se divide em quatro categorias de produto: serviços, informações, materiais processados e materiais e equipamentos. Os dois últimos são geralmente tangíveis e sua qualidade é uma característica enumerável. Materiais processados são também tangíveis e sua qualidade é uma característica continua, ambas as classe freqüentemente são denominadas de bens. O serviço é um resultado de pelo menos uma atividade desempenhada necessariamente na interface entre o fornecedor e o cliente e é geralmente intangível.
Qualidade – É, “o melhor atendimento do balconista no comércio, o melhor trabalho do motorista quando guia a direção de um veículo, o melhor desempenho do jogador disciplinado, o cumprimento pelos usuários das Leis, o melhor desempenho dos professores durante suas aulas, o máximo no atendimento na área de saúde, a excelência, o êxtase, a satisfação, o embevecimento, a expectativa do cliente, a vida plena”. (L. Vieira)
Qualidade – Grau de adequação de um item ou serviço à finalidade a que se destina (NBR – 8541)
Qualidade – Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.
Requisito – Necessidade ou expectativa que é expressa geralmente, da forma implícita ou obrigatória.
Serviço – Termo genérico que engloba atividade especificada em contrato tais como, projeto, instalação, ensaios, teste, soldagem, manutenção, etc.
Relator – Trata-se do participante, associado contribuinte da AMAJJ ou diretor e conselheiro que detecta, notifica e registra, item da qualidade com problema, infraestrutura com dano e não-conformidade ou encaminha Sugestão de Melhoria Técnica e Termo de Aceitação com Restrição no formulários destinados para este propósito. (SQ)
3.2 - Abreviaturas:
AMAJJ -Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Jardim Jalisco
ASGQ - Assessoria de Gestão da Qualidade
LCDC - Lista de Controle de Distribuição de Cópia
NBR - Normas Brasileiras ( Associação Brasileira de Normas Técnica)
NRQ - Notificação de Relatório da Qualidade
PIQ - Procedimento Interno da Qualidade
RCF - Registro de Controle de Formulários (NRQ, SMT e TAR)
SMT - Sugestão de Melhoria Técnica
SQ - Sumário da Qualidade
TAR - Termo de Aceitação com Restrição
SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade
4 - Considerações Gerais
4.1 - Quando. Por requisitos técnicos de qualidade e segurança,
for constatado a possibilidade de emprego de itens de qualidade com problemas,
infraestrutura com dano e não-conformidades, ou aceitação de produtos que não
atendam integralmente os documentos de projetos ou procedimentos normativos de
execução, obriga-se nesse caso a elaboração de um Termo de Aceitação com
Restrição - TAR.
4.2 - Este procedimento pode ser utilizado para encaminhamento de
sugestões que visem a melhoria da qualidade de vida dos moradores do bairro
Jardim Jalisco e a organização dos seus fornecedores, bem como serve para
notificar itens da qualidade com problemas, não-conformidades e infraestrutura
com dano, além de receber produtos com pendências técnica, sujeito a exigências
e restrições do SGQ.
4.3 - Para o preenchimento dos campos previstos nos formulários
NRQ, TAR e SMT, deverão ser empregados textos sucintos, claros e precisos.
Quando aplicável, os registros deverão fazer referência a documentos, normas,
procedimentos e instruções.
4.4 - Este procedimento é exclusivo da AMAJJ com distribuição
controlada de cópias, sendo proibida sua reprodução parcial ou completa sem
prévia autorização da diretoria, mas é liberado a todos sua consulta. Essa
visita pode ser realizada por computador via internet ou diretamente com a
diretoria da organização, para conhecimento e uso dos formulários específicos do
sistema de gestão, pelo participante da organização.
5 - Metodologia
5.1 - Os formulários de Notificação de Relatório da Qualidade – NRQ, Sugestão de Melhoria Técnica – SMT e Termo de Aceitação com Restrição - TAR. São editados pela ASGQ da AMAJJ de acordo como os modelos apresentados no anexo 1. O formulário de NRQ do anexo 1 (folha interna) destina-se á complementação das informações e comentários, para os quais os campos previstos no formulário da folha de rosto forem insuficientes.
5.2 - Formatação
A folha 2/2 do anexo 1 (folha interna) destina-se a complementação das informações e comentários para os quais os campos previstos no formulário folha de rosto forem insuficientes.
- Os formulários do anexo 1 (folha de rosto) constitui-se dos seguintes campos:
Título: Notificação de Relatório da Qualidade
1 - Identificação conforme item 5.3 deste PIQ
2 - Quantidade de folhas utilizadas
3 - Relator
4 - Matrícula de adesão na AMAJJ
5 - Endereço completo do relator
6 - Título
7 - Órgão responsável do fornecedor
8 - Descrição objetiva do problema
9 - Relator
10 - Assinatura do presidente da AMAJJ
11 - Data
12 - Descrição da ação corretiva resumidamente ou comentários sucinto do órgão
13 - prazo
14 -Assinatura do responsável pela ação corretiva ou órgão competente
15 - Data
16 - Comentários do relator
17 - Assinatura do relator
18 - Data.
Título: Termo de Aceitação com Restrição
De 1 a 7 e de 7 a 11, de acordo com o NRQ. O item 8 conforme abaixo:
8 - Descrição da sugestão
Título: Sugestão de Melhoria Técnica
De 1 a 12, de acordo com NRQ. O item 13 e 14, conforme abaixo:
13 - Assinatura do responsável
14 - Data
5.3 - Identificação
Os formulários de NRQ são identificados por código alfanumérico pela Assessoria
de Gestão da Qualidade da AMAJJ, como exemplificado a seguir:
NRQ 04 001
NRQ - Sigla designativa de Notificação de Relatório da Qualidade.
04 - Numeração sequencial por ordem de emissão.
001- Número indicativo da dezena do ano da emissão.
5.4 - Processamento
No anexo 2, é apresentado o fluxograma de processamento das NRQ, com definição
das atividades e responsabilidades.
6 - Condições Especificas
6.1 - Somente os participantes (associados contribuintes, membros
da diretoria e conselho fiscal) da AMAJJ podem usar os formulários de NRQ, TAR e
SMT, conforme determina o SGQ da organização de acordo com o capítulo 8 do SQ.
6.2 - A organização mantém um site (www.amajj.org.br) a disposição
de todos (visitantes internautas e participantes da AMAJJ) com informações e
documentos normativos para consulta, preenchimento e envio eletrônico de
denúncia ou reclamação de produtos não-conforme, infraestrutura com dano e item
da qualidade com problema, como também disponibiliza formulários de Sugestões de
melhoria técnica - SMT e Termo de Aceitação com Restrição -TAR, para
encaminhamento ao fornecedor pela AMAJJ. Outrossim a organização oferece ao
público Pesquisa de Opinião para retroalimentação do SGQ.
6.3 - O participante para usar o SGQ da AMAJJ, terá de estar quite
com suas obrigações estatutárias e em pleno gozo das suas prerrogativas,
conforme item do art. 30 do Estatuto da organização.
Anexos:
Anexo 1, formulários:
NRQ - Notificação de Relatório da Qualidade.
TAR - Termo de Aceitação com Restrição
SMT - Sugestão de Melhoria Técnica.
Anexo 2, fluxo da NRQ:
Fluxograma de Processamento da NRQ - Amajj
Anexo 3, registro:
RCF - Registro de Controle de Formulários (NRQ, SMT e TAR )
Anexo 4, controle:
LCDC - Lista de Controle de Distribuição de Cópias
Anexo 1, formulários:
NRQ - Notificação de
Relatório da Qualidade.
TAR - Termo de Aceitação com Restrição
SMT - Sugestão de Melhoria Técnica.
Formulário NRQ
Descrição do problema: 8
Ações Corretivas: 12
Comentários do Relator: 16
Formulário TAR
Descrição do problema: 8
Formulário SMT
Descrição da sugestão: 8
Resposta e/ou Comentários do órgão Competente: 12
Anexo 2, fluxo da NRQ:
Fluxograma de Processamento da NRQ
Anexo 3, registro:
RCF - Registro de Controle de Formulários (NRQ, SMT e TAR )
Formulário RCF
Anexo 4, controle:
LCDC - Lista de Controle de Distribuição de Cópias
Formulário LCDC