História e Prioridades do Bairro

Localização: 

Bairro com denominação atual de Jardim Jalisco, localizado entre Av. Rita Maria Ferreira Rocha (Beira Rio), Ponte Gov. Miguel Couto Filho, Av. Saturnino Braga, Av. João Ferreira Pinto, segue pela Av. Marcílio Dias até as terras do Hospital de Emergência. Zona urbana do 1° distrito do município.

 Origem :

O bairro teve sua origem nas antigas terras pertencentes a chamada “Chácara 1232”  da Rua do Rosário. Estas terras eram propriedade de Jacy Gomes Pinto, que era também proprietário da Cerâmica São Carlos, que fabricava telhas e tijolos de qualidade, que foram utilizadas na construção de muitos prédios da cidade e outros municípios vizinhos. Hoje a fachada da Cerâmica  e as antigas torres foram tombadas pelo patrimônio Histórica do município.

 Hoje:

 O atual bairro Jardim Jalisco pode ser considerado um bairro privilegiado, dotado de toda infra-estrutura, equipamentos comunitários e serviços, tais como:

 

I -Educação: Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI do Parque Das Águas de Resende; Três grandes instituições educacionais: Colégio Anglo Americano “Ensino Médio, Fundamental (1 e 2) e Maternal” e Colégio Salesiano (1º e 2º grau)”. Tendo apoio educacional e tecnológico do SENAI, SENAC e SESI.

 

II -Saúde: Construção do Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia na Av. Marcílio Dias no bairro Jardim Jalisco, ao lado do Hospital de Emergência.

 

III - Lazer: Parque das Águas, SESI Clube e Calçadão da Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha.

 

IV - Serviços: Centro Administrativo Municipal, hoje sede oficial da Prefeitura Municipal de Resende; Delegacia de Polícia; Corpo de Bombeiro; DETRAN; Fórum; Cartório;

 

V -Comércio: 316 estabelecimentos comerciais sendo dois shopping (Resende Shopping e São Carlos Street Shopping), supermercado, farmácias, bares e padarias.

 

VI -Residências: 969 residências, sendo 16 casas e 953 apartamentos.

 

 Estimativa da população:

 

Condomínios:  

-         Residencial Agulhas Negras –RAN

-         Jardim Jalisco I 

-         Jardim Jalisco II

-         Eldorado

-         Villa Lobos

-         Trocadero

-         Ponta Negra

-         Versailles

-         Ouro Preto

-         Jardins

-         Barcelona

-         Conde de Resende

-         Champ`s elyseês

-         E. IBISA

-         E. Souza Gomes

-         E. Sarquis

-         E.Clementino

-         E. Leonardo Rodrigues

-         E. Plaza Residense

-         E. Bühler

-         Rio Sul Flat

-         E. Del Plata

-         E. Andrade

-         Grandlife Jalisco

-         Bela Vista

-         Condomínio Residencial Alphaville. Rua. Raphaela Maria Bruno, 132 – Jardim Jalisco

-         Condomínio do Edifício RAVENNA – Rua Pandiá Calógeras Nº 93

-         Condomínio do Edifício NEW WAY – Avenida Marcilio Dias Nº 381

 

Obs.: Admitindo-se que uma  família seja constituída por três indivíduos adultos, a população do bairro Jardim Jalisco pode chegar até mais de dez mil “10.000” habitantes, levando em consideração as poucas residências da comunidade .

Prioridade aprovadas em Assembléia para o ano de 2022 e 2024.

1 - Construir Posto de Saúde no Bairro Jardim Jalisco P.M.R.;

2 - Ampliação da área construída com aproximadamente cinqüenta mil metros quadrados representando cinqüenta por cento da área total do Parque das Águas destinada à construção total do Parque pelo Plano Diretor; Aproveitando toda área verde abandonada (baldio), reservada há mais de dez anos para construção cem por cento do Parque das Águas e investigar invasão do terreno demarcado para ampliação do Parque das Águas. / P.M.R.;

3 – Construir sistema contensão (dique) para a área das residências ribeirinhas da Avenida João Ferreira Pinto. Para conter aterramento ou desbarrancamento do Rio Sesmaria durante movimentação das águas e enchentes / P.M.R., AMAR E ANA;

4 – Implantar Sistema de Câmaras de Vigilância para transito de veículos e segurança do patrimônio público / P.M.R. “atendida parcialmente”;

5 – Construir área coberta "Tenda, Abrigo Inflável e/ou Lona de Proteção" no Parque das Águas e banco fixos no Calçadão da Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, para eventos (esportivos e outros) e substituir os brinquedos de madeira de má qualidade no Parque das Águas por material adequado que ofereça segurança, conforto para as crianças e usuários. Agilizar manutenção corretiva e preventiva do Parque das Águas e Calçadão da beira Rio / P.M.R.; “atendida parcialmente”

6 – Recapeamento asfáltico de todas as Ruas e Avenidas do Bairro Jardim Jalisco, juntamente com reformas do Passeio Público, construção de muros para terrenos baldios e calçadas das vias para acessibilidade / P.M.R.

7 – Drenagem (esgotamento da água pluvial) e reforma do arruamento com construção de mais bueiros, separação da tubulação de esgoto da águas pluviais da rua Honório de Almeida Paiva e amontante. E redimensionamento das tubulações de água pluvial e esgoto das Ruas Macedo Miranda, Pandiá Calógeras, Travessa João Ferreira Pinto e Honório de Almeida Paiva, como também criar escoamento de águas pluviais na Avenida Marcílio Dias (trecho entre o Hospital de Emergência, Rua Sarquis José Sarquis e Parque das Águas), Rua Raphaela Maria Bruno e Avenida Augusto Xavier de Lima / P.M.R.e SANEAR; “atendida parcialmente”

8 – Controlar, monitorar e divulgar a qualidade do ar e água das fontes e rios (Paraíba do Sul e Sesmaria) para prevenir contaminação, poluição química, radiação ionizante e eletromagnética / P.M.R., AMAR, SANEAR e ANA; “atendida parcialmente”

9 – Construção da rede de hidrantes no Bairro Jardim Jalisco com pontos de alimentação em frente aos condomínios; Disponibilizar pessoal qualificado para inspeção (controle da qualidade), aplicação de plano de emergência contra inundações, sinistro e vazamento de gás. Modernizar e disponibilizar equipamentos de salvamentos para resgates em prédios com mais de onze andares, conforme prevê Taxa de Prevenção de Incêndio (DATI) / FUNESBOM; “atendida parcialmente”

10 – Canalização, correção, prevenção contra enxurradas e tratamento dos detritos que esgotam nos rios vias Avenidas (Rita Maria Ferreira da Rocha e João Ferreira Pinto) e Ruas (Pandiá Calógeras e Macedo Miranda) do bairro que deságuam no Rio Paraíba do Sul / AMAR, SANEAR, P.M.R. e ANA. “atendida parcialmente”

<< Voltar

Todos os direitos reservados AMAJJ - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Jardim Jalisco