SUMÁRIO DA QUALIDADE

ELABORADO: L.. VIEIRA

REFERÊNCIA: S – 001/03

DATA: NOV. 03

REVISADO: CONSELHO FISCAL

ORIGEM:  D. G. Q

PÁGINAS: 38

APROVADO:  DIRETORIA EXECUTIVA

REVISÃO: 0

 

0 - INTRODUÇÃO

0.1 - GENERALIDADES

A Associação dos Moradores e Amigo do Bairro Jardim Jalisco - AMAJJ, estabelecida no bairro que representa, Primeiro Distrito de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, endereço eletrônico www.amajj.org.br. O seu principal produto é a prestação de serviços a comunidade resendense, especialmente aos moradores, empresários e amigos do bairro Jardim Jalisco, venda de publicações da AMAJJ, materiais e assessoria do sistema da gestão da qualidade da organização. 
A AMAJJ, foi fundada em 30 de abril de 1997, de acordo com o registro no Cartório de Documentos de Pessoa Jurídicas 1° Ofício de Resende, por iniciativa de um pequeno grupo de moradores participantes e preocupados com o crescimento da população do bairro, seu desenvolvimento e a qualidade de vida dos munícipes. Motivo pelo qual se organizaram estimulados pela divulgação do governo do município de Resende, sobre a intenção de implantar o projeto do Orçamento Participativo, neste ano. A AMAJJ a partir daí, pleiteia ao poder público (Municipal, Estadual, Federal e outros), fornecedores e a justiça o atendimento para suas prioridades identificada e aprovada em assembléia geral, ação corretiva para as não-conformidades, infraestrutura com dano e itens da qualidade com problemas notificados pela alta direção da organização, como também solução para eliminação dos defeitos e suas causas.
O relacionamento da AMAJJ com os fornecedores, contratados, subcontratados e clientes, é sempre cordial e respeitoso. A interface cartorial, estatutária e normativa, é implementada pela alta direção que aciona a justiça se necessário na defesa dos interesses da organização sempre que o processo e/ou produto não atenderem aos requisitos do cliente.

 

0.2 - PRINCÍPIOS

A Política da AMAJJ

A AMAJJ pugna pela melhoria contínua da qualidade de vida dos participante e parte interessada do Bairro Jardim Jalisco, bem como zela pelo patrimônio comunitário. Preserva e contribui para melhorar progressivamente a eficácia e eficiência da organização no sentido de atingir, a sensação de segurança física dos cidadãos e a tranqüilidade dos moradores e condôminos. Fazemos isso no intuito de desenvolver um trabalho voluntário e social para servir a população, especialmente a comunidade do Jardim Jalisco e o engrandecimento do município de Resende e do Estado do Rio de Janeiro. 
A AMAJJ como pessoa jurídica de direito privado, foi criada com o objetivo de cumprir a Lei, especialmente o Código Civil Brasileiro, Estatuto da Cidade e Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Zelar pelo bairro que representa, defender os direitos e interesses coletivos dos moradores participantes, empresários e amigos da comunidade do Jardim Jalisco. 

<< Voltar


1- OBJETIVO

Este Sumário de Qualidade - SQ, contém os princípios e objetivos adotados pela AMAJJ nas suas atividades de prestação de serviços e correlato, caracterizando as diretrizes gerais da organização no que se refere a qualidade dos seus produtos. Nesse sentido, esse Sumário objetiva atender as condições estabelecidas pelos fundamentos, requisitos e diretrizes da qualidade explicitados nas normas da família NBR ISO 9000, para especificar o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ da AMAJJ. 
Assim sendo, este SQ se aplica as atividades internas e externas da AMAJJ que afetem a qualidade dos produtos que atendem os requisitos do cliente e os requisitos regulamentares aplicáveis e objetiva aumentar a satisfação do cliente por: 

- Organização ou pessoa que recebe um produto, cliente, usuário final, consumidor, beneficiário e comprador. 
- Organizações que buscam confiança em seus fornecedores de que os requisitos de seus produtos serão atendidos. 
- Organizações que buscam vantagens através da implementação de um sistema de gestão da qualidade.

Gestão da qualidade é um aspecto essencial e indispensável, para atingir o sucesso de qualquer organização que tenha atividade coordenadas para dirigir e controlar a qualidade. Essa postura contribui para obtenção e manutenção da qualidade dos serviços prestados, através de uma cuidadosa análise de tarefas a serem executadas. Desta forma este SQ, possibilita uma visão sistemática para todas as atividades que afetem a qualidade, estabelecendo, inclusive, mecanismo balizadores e monitoradores para essa atividade. 

A medida que as atividades da AMAJJ, forem sendo desenvolvidas, procedimentos para implementar o seu SGQ, serão elaborados e atualizados de forma sistemática e planejada, observadas as diretrizes gerais, fixadas nesse SQ. 

Este Sumário da Qualidade não estabelece atividades de ação corretiva e/ou preventiva para não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema externos a organização, detectados pela alta direção ou por participante da AMAJJ, identificados e encaminhados pela ASGQ para solução pelo órgão competente.

Este Sumário da qualidade está baseado nos oitos princípios de gestão da qualidade e outras necessidades do produto e do SGQ, mas não tem objetivo de impor norma, estrutura de SGQ ou coerência de documentação a clientes e fornecedores. A AMAJJ analisa cuidadosamente as propostas de fornecimento de produto e sua aprovação, observando sempre o requisito do cliente e também a conformidade com o SGQ da organização.

Este Sumário da qualidade, pode ser usado por partes interna e externa, incluindo organismo de certificação, para avaliar a capacidade da AMAJJ de atender aos requisitos do cliente, os regulamentares e os da própria organização. Entretanto, é proibido a sua reprodução, sem autorização prévia do autor do documento e da AMAJJ sob pena de ação judicial evidenciada na violação do direto da propriedade intelectual e direitos autorais. 

 

1.1- FOLHA DE ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO

CÓPIA CONTROLADA n°: 02

CÓPIA DESIGNADA PARA: PÁGINA INTERNET 


ELABORADO POR:________________________________ DATA:   /  /2003
                                                            L. Vieira

APROVADO POR:_________________________________ DATA:   /  /2003
                                                    Vanderlei Dias Diniz

APROVADO POR:_________________________________ DATA:   /  /2003
                                                Domingos Jonas Vieira Barros

VERIFICADO POR:_________________________________ DATA:   /  /2003
                                                Júlio César da Silva Nogueira

VERIFICADO POR:_________________________________ DATA:   /  /2003
                                                            Edson Boechat

VERIFICADO POR:_________________________________ DATA:   /  /2003
                                                   Girleu Oliveira de Azevedo

 

 

1.2 FOLHA DE REVISÃO

 

ÍNDICE DE REVISÃO DATA SEÇÃO/ FOLHA/ DESCRIÇÃO APROVAÇÃO
       
       
       
       
       
       

 

<< Voltar


 

2 - FUNDAMENTOS DO SGQ

 

2.1 - JUSTIFICATIVAS PARA O SGQ 
Nesta seção do SQ a AMAJJ, declara as bases do SGQ implantado pela organização. 

2.2 - REQUISITOS PARA O SGQ E REQUISITOS PARA PRODUTO. 

2.2.1 - O SGQ da AMAJJ aborda todas as atividades necessárias à prestação de serviços aos participantes e clientes. 

2.2.2 - Todas as atividades da AMAJJ que afetem a qualidade, são sistematicamente planejadas e executadas de acordo com procedimentos escritos, especificações técnicas, normas de produto, normas de processo, acordos contratuais e requisitos regulamentares. 

2.2.3 - A efetividade do SGQ é verificado através da realização de auditorias internas e externas de Garantia da Qualidade.

2.3 - ABORDAGEM DO SGQ 
O SGQ da AMAJJ, desenvolve e implementa as atividades de fiscalização, inspeção, auditoria, e análise crítica. 
Essas ações compreendem a verificação de contratos de fornecimento e outros vinculados aos contratos de fornecimento, como as normas técnicas do tipo especificação e procedimento de inspeção da poluição (sonora, visual, química, eletromagnética, e outros), vigilância sanitária (controle de insetos, pragas e zoonose), identificação de infraestrutura e itens da qualidade, rastreabilidade de informações e a determinação de meios para notificar infraestrutura com dano, itens da qualidade com problema, não-conformidade e a efetiva eliminação das suas causas. 

2.4 - ABORDAGEM DE PROCESSO. 
A AMAJJ identifica e gerencia processos interrelacionados e interativos. Essa identificação sistemática e a gestão dos processos empregados na organização e particularmente, as interações entre tais processos produzem melhorias contínuas no SGQ da AMAJJ, a satisfação dos clientes e outras partes interessadas. 

2.5 - POLÍTICA DA QUALIDADE E OBJETIVOS DA QUALIDADE. 
A política da qualidade e os objetivos da qualidade da AMAJJ, são estabelecidas para proporcionar um foco para dirigir a organização. Assim sendo, a política fornece base para estabelecer e analisar criticamente os objetivos da qualidade. Os objetivos da qualidade da AMAJJ, são consistentes com a política da qualidade e o comprometimento para melhoria contínua e os seus resultados são medidos pela alta direção.

 

2.6- FUNÇÃO DA ALTA DIREÇÃO NO SGQ

2.6.1 - Através de liderança e ações, a alta direção da AMAJJ, cria um ambiente onde as pessoas estão totalmente envolvidas e no qual o SGQ funciona eficazmente e assegura o estabelecimento das seguintes atividades de: 

- Planejamento sistemático de todas as atividades que afetam a qualidade. 
- Abordagem dessas atividades de acordo com planos, instruções e procedimentos aprovados. 
- Verificação da conformidade com requisitos e procedimentos aprovados. 

2.6.2 - Qualquer alteração do SQ, que afetem os requisitos estabelecidos pela organização, será verificado e aprovado pela direção da AMAJJ, antes de sua implementação. 

2.6.3 - A ASGQ da AMAJJ, é o órgão do SGQ que tem a responsabilidade de determinar entre outros, os procedimentos necessários a fim de assegurar a confiabilidade dos documentos que afetem a qualidade dos produtos.

<< Voltar


 

3- DEFINIÇÃO

Uma nota que é definido abaixo nessa seção esclarece a correlação de assuntos e um termo em uma definição, pode ser substituído por um sinônimo da palavra original no texto. Neste caso especial, a definição é válida pela justificativa, por exemplo: 
Sumário: breve, suma, feito, simples, resumidamente e sem formalidade. 
Manual: compêndio, livro pequeno e sumário. 
Participante: associado, filiado, ato ou efeito de participar e que toma parte em.
Dano: perda, mal que se faz a alguém e estrago ou prejuízo causado por alguém. 
Problema: dúvida, questão, proposta duvidosa que pode ter muitas soluções, coisa difícil de explicar ou resolver e proposta para que se lhe de uma solução. 

Nota: a letra maiúscula "F" pode indicar ou sinalizar que o título, subtítulo ou legenda se aplica ao texto da norma NBR ISO 9000 (Sistema de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário) ou a letra "R" pode indicar igualmente, referência a um texto da norma NBR ISO 9001 (Sistema de gestão da qualidade - Requisitos) ou a letra "D" pode também referir-se a um texto da norma NBR ISO 9004 (Sistema de gestão da qualidade - Diretriz para a melhoria de desempenho). Essa alusão as normas NBR ISO 9000, facilita o entendimento do SQ, no seu objetivo de especificar o SGQ da AMAJJ, apoiado nas normas da qualidade da família NBR ISO 9000.

3.1- GENERALIDADES

Para efeito desse SQ, aplicam-se os termos e definições adotados pela NBR ISO 9000 e casos especiais importantes para a melhor compreensão do documento.

3.2- TERMOS GERAL 

Ação corretiva: 
Ação para eliminar as causas de uma não-conformidade.

Ações corretivas: 
Medidas tomadas para corrigir condições adversas à qualidade de itens, processos, documentos ou serviços e quando necessário, para evitar sua repetição. 

Alta direção: 
Pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização.

 

Auditoria:
Processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência da auditoria e avalia-la objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios de auditoria são atendidos.

Cliente:
Organização ou pessoa que recebe um produto.

Contratado:
Toda organização sob contrato para fornecer itens ou serviços, incluem os termos vendedor, supridor, subcontratado, fabricante e suas respectivas subclassificações sempre que apropriado. 

Correção:
Ação para eliminar uma não-conformidade identificada.

Defeito:
Não atendimento a um requisito, relacionado a um uso pretendido ou especificado.

Documento:
Informação e o meio no qual está contido.

Eficácia:
Extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados alcançados.

Ensaio:
Determinação de uma ou mais características de acordo com um procedimento.

Especificação:
Documento que estabelece requisitos.

Evidência objetiva:
Dados que apoiam a existência e a veracidade de atividades realizadas.

Fornecedor:
Organização ou pessoa que fornece um produto.

Garantia da qualidade:
Parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos.

Gestão da qualidade:
Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade.

 

Informação:
Dados significativos.

Infraestrutura:
Organização, sistema de instalações, equipamentos e serviços necessários para a operação de uma organização.

Inspeção:
Avaliação da conformidade pela observação e julgamento, acompanhada, se necessário, de medição.

Inspeções: 
Ações de controle da qualidade que verificam a conformidade de itens ou serviços com requisitos especificados (NBR 8545).

Item:
Termo genérico englobando estruturas, componentes, instalações, peças ou materiais que possam ser considerados individualmente e ensaiados separadamente (NBR - 8541).

Manual de qualidade:
Documento que especifica o sistema de gestão da qualidade de uma organização.

Melhoria da qualidade:
Parte da gestão da qualidade focada no aumento de capacidade de atender os requisitos da qualidade.

Melhoria contínua:
Atividade recorrente para aumentar a capacidade de atender requisitos.

Não-conformidade:
Não atendimento a um requisito.

Objetivo da qualidade:
Aquilo que é buscado ou almejado, no que diz respeito à qualidade.

Parte interessada:
Pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização.

Plano de qualidade:
Documento que especifica quais os procedimentos e recursos associados devem ser aplicados, por quem e quando, a um empreendimento, produto, processo ou contrato especificado.

 

Política da qualidade:
Intenções e diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade formalmente expressas pela alta direção.

Procedimento:
Forma especificada de executar uma atividade ou um processo.

Processo:
Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)

Produto:
Resultado de um processo que se divide em quatro categorias de produto: serviços, informações, materiais processados e materiais e equipamentos. Os dois últimos são geralmente tangível e sua quantidade é uma característica enumerável. Materiais processados são também tangíveis e sua quantidade é uma característica contínua, ambas classes freqüentemente são denominados de bens. O serviço é um resultado de pelo menos uma atividade desempenhada necessariamente na interface entre o fornecedor e o cliente e é geralmente intangível.

Qualidade:
Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a um requisito.

Qualidade é:
"O melhor atendimento do balconista no comércio, o melhor trabalho do motorista quando guia a direção de um veículo, o melhor desempenho do jogador disciplinado, o cumprimento pelos usuários das Leis, o melhor desempenho dos professores durante suas aulas, o máximo no atendimento na área de saúde, a excelência, o êxtase, a satisfação, o embevecimento, a expectativa do cliente, a vida plena". (L. Vieira) 

Registro:
Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidência de atividades realizadas.

 

Requisitos:
Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, da forma implícita ou obrigatória.

Satisfação do cliente:
Percepção do cliente do grau no qual os seus requisitos foram atendidos.

Sistema de gestão da qualidade - SGQ:
Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização.

Sumário da qualidade - SQ:
Documento que especifica o SGQ de uma organização.

Serviço:
Termo genérico que engloba atividade especificada em contrato tais como, projeto, instalação, ensaios, teste, soldagem, manutenção, etc... 

Teste:
Determinação ou verificação, envolvendo tensões, de uma ou mais propriedades ou características de um item.

Verificação:
Comprovação, através de evidência objetiva, de que requisitos especificados foram atendidos.

 

<< Voltar


 

4 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

4.1- REQUISITOS GERAIS
Esta seção do SQ, a AMAJJ estabelece a documentação, implementa e mantém um SGQ eficaz, para atingir os resultados planejados e a sua melhoria contínua. Aqui se identificam os processos, determinando as seqüências e as interações deles, criando critérios e métodos, assegurando a disponibilidade de recursos e as informações necessárias para monitorar, medir e analisar esses processos.

4.2- REQUISITOS BÁSICOS DE DOCUMENTAÇÃO

4.2.1- Geral
A documentação do SGQ da AMAJJ, declara com clareza a política e os objetivos da qualidade, o sumário da qualidade e os procedimentos documentados. Como também, inclui os documentos necessários a organização para assegurar o planejamento, a operação e o controle de seus processos e registros.

4.2.2- Sumário da Qualidade (SQ)
O SQ da AMAJJ, é o documento que especifica o SGQ da organização. Esse documento explicita de forma coerente e sistemática, a política e os objetivos do SGQ da AMAJJ. Inclusive os detalhes, as justificativas para quaisquer exclusão, os procedimentos documentados, ou referência a eles e a descrição da interação entre os processos do SGQ da organização.

4.2.3- Controle de documentos
Neste capítulo o SQ, apresenta a diretriz adotada pela AMAJJ, para controle de documentos requeridos pelo SGQ.

- Procedimentos documentados são estabelecidos para definir, controlar, aprovar documentos, quanto a sua adequação antes da sua emissão. Eles são analisados criticamente e atualizados, quando necessário para reaprovar documentos, assegurando que versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso, legíveis e identificados.
- Documentos de origem externas são identificados e sua distribuição controlada. É evitado o uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos que forem retidos por qualquer propósito. Os documentos classificados como registro, recebem tratamento especial.

 

4.2.4 - Controle de registros
O documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidência de atividades realizadas, são estabelecido e mantido para prover evidência da conformidade com requisitos e da operação eficaz do SGQ. Estes registros são mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.
Um procedimento documentado deve ser estabelecido para definir controles, identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros.

<< Voltar


 

5 - RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO - R

5.1 - COMPROMETIMENTO
Esta seção do SQ, a alta direção da AMAJJ, fornece evidência do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua de sua eficácia, mediante a comunicação à organização da importância em atender aos requisitos regulamentares e estatutários. Através do estabelecimento de políticas da qualidade e a garantia de que são estabelecidos os objetivos da qualidade, por meio da condução de análise crítica pela direção e a garantia da disponibilidade de recursos.

5.2 - FOCO NO CLIENTE
A alta direção da AMAJJ, assegura que os requisitos do cliente são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.

5.3 - POLÍTICA DA QUALIDADE
A alta direção da AMAJJ, garante que a política da qualidade é apropriada ao propósito da organização e inclui um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SGQ. Desta forma, proporciona uma estrutura para o estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade que é comunicada e é analisada criticamente para manutenção de sua adequação.

5.4 - PLANEJAMENTO

5.4.1 - Objetivo da qualidade
A AMAJJ, assegura que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessários para atender aos requisitos da qualidade, são mensuráveis e coerentes com a política da qualidade.

5.4.2 - Planejamento do SGQ
A direção da AMAJJ, garante que o planejamento do SGQ, é realizado de forma a satisfazer aos requisitos e objetivos da qualidade. A integridade do SGQ é mantida quando mudanças no SGQ, são planejadas e implementadas.

5.5 - RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO

5.5.1 - Responsabilidade e autoridade
A AMAJJ, assegura que as responsabilidades são definidas e comunicadas na organização.

 

5.5.2 - Representante da direção
A alta direção da AMAJJ nomeia um membro da organização que independentemente de outras responsabilidade e autoridade assegura que os processos necessários para o SGQ são estabelecidos, implementados e mantidos. Esse Assessor para assuntos de Sistema de Gestão da Qualidade - ASGQ, pode contratar pessoal operacional para gerenciar o SGQ, relatar a alta direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria que assegure a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente em toda organização.

5.5.3 - Comunicação interna
A alta direção da AMAJJ assegura que são estabelecidos na organização os processos de comunicação apropriados e que são realizadas comunicação relativa à eficácia do SGQ.

5.6 - ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO

5.6.1 - Generalidades
A alta direção da AMAJJ analisa criticamente o SGQ da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia. Essa análise crítica inclui a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidades de mudança do SGQ, como também a política da qualidade e os objetivos da qualidade.

5.6.2 - Entrada para análise crítica
As entradas para análise critica pela alta direção da AMAJJ, inclui informações sobre resultados de auditorias, realimentação de clientes, desempenho de processo e conformidade de produto, situação das ações preventivas. Acompanhamento das ações oriundas de análise críticas anteriores pela alta direção, mudanças que afetem o SGQ e recomendações para melhoria.

5.6.3 - Saídas da análise crítica 
As saídas da análise crítica pela alta direção da AMAJJ, inclui quaisquer decisões e ações relacionadas a melhoria da eficácia do SGQ, de seus processos, melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente e necessidade de recursos.

 

<< Voltar


 

6 - GESTÃO DE RECURSOS - R

6.1 - PROVISÃO DE RECURSOS
A alta direção da AMAJJ, determina e provém recursos para o ASGQ, oriundo da arrecadação financeira da anuidade dos seus participantes, simpatizantes e outras fontes legais, para satisfazer a satisfação dos clientes, mediante o atendimento aos seus requisitos.

6.2 - RECURSOS HUMANOS

6.2.1 - Generalidade
A alta direção da AMAJJ assegura que o pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto é competente, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados.
A alta direção da AMAJJ se apropriado, pode contratar assessoria técnica e terceirizar serviços que não possam ser realizados pelo ASGQ, por motivos econômicos e/ou técnicos.

6.2.2 - Competência, conscientização e treinamento
A alta direção da AMAJJ. Determina as competências necessárias para o pessoal que executa trabalho que afetam a qualidade do produto, forneça treinamento ou toma outras ações para satisfazer essas necessidades de competência. Avalia a eficácia das ações executadas e assegura que o seu pessoal esta consciente quanto à pertinência de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade e mantém registros apropriados de educação, treinamento, habilidade e experiência.

6.3 - INFRAESTRUTURA 
A AMAJJ determina, provém e mantém a infraestrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do produto. Essa infraestrutura quando concretizada inclui edifício, espaço de trabalho e instalações associadas, equipamentos de processo e serviços de apoio.

6.4 - AMBIENTE DE TRABALHO 
A alta direção da AMAJJ motiva e gerencia as condições do ambiente de trabalho, necessárias para alcançar a conformidade com os requisitos do produto.

<< Voltar


 

7 - REALIZAÇÃO DO PRODUTO

7.1 - PLANEJAMENTO DA REALIZAÇÃO DO PRODUTO
A AMAJJ, planeja e desenvolve os processos necessários para execução dos serviços de fiscalização, inspeção, auditoria e análise crítica. Esse planejamento obedece aos requisitos de outros processos do SGQ. Assim sendo, o SGQ da AMAJJ, processa e planeja a realização do seu produto, determina os objetivos da qualidade e os requisitos do produto. Desta forma a organização estabelece processos, documentos e provém recursos especiais para o produto. A AMAJJ, comprova através de fornecimento de evidência objetiva, de que requisitos especificados foram atendidos, para uma aplicação ou uso especifico pretendido ou monitoramento, inspeção e atividades de ensaios requeridos para produto. Bem como os critérios para aceitação do produto, os registros necessários para fornecer evidência de que os processos de realização e o produto resultante atendem aos requisitos.

7.2 - PROCESSOS RELACIONADOS A CLIENTES 


7.2.1 - Determinação de requisitos relacionados ao produto
A AMAJJ, estabelece os requisitos especificado pelo cliente, incluindo os requisitos para entrega e para atividade de pós-entrega. Como também os requisitos não declarados pelo cliente, mas necessários para o uso especificado ou intencional, onde conhecido. Requisitos estatutários e regulamentares relacionado ao produto e qualquer requisitos adicional determinado pela organização.


7.2.2 - Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto.
A AMAJJ, analisa criticamente os requisitos relacionados ao produto. Essa análise crítica realizada pela alta direção antes de assumir o compromisso de fornecer produto ao cliente e implementar o SGQ na organização assegura que os requisitos do produto, de contrato ou de pedido que difiram daqueles previamente manifestados estão resolvidos e a organização tem a capacidade para atender aos requisitos definidos.


7.2.3 - Comunicação com o cliente
A alta direção da AMAJJ determina e toma providência eficazes sobre a comunicação com os seus clientes sobre produtos, tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emenda e realimentação de cliente, incluindo suas reclamações.

7.3 - PROJETO E DESENVOLVIMENTO

 

7.3.1 - Planejamento do projeto e desenvolvimento
A AMAJJ, planeja e controla o projeto e desenvolvimento de produto. Durante o planejamento do produto. Durante o planejamento do projeto e desenvolvimento, a alta direção determina os estágios do projeto e desenvolvimento, análise crítica, verificação e validação que sejam apropriadas para cada fase do projeto e desenvolvimento e as responsabilidade e autoridade para projeto e desenvolvimento.
A AMAJJ, gerencia as interfaces entre diferentes grupos envolvidos no projeto e desenvolvimento, para assegurar a comunicação eficaz e a designação clara de responsabilidade.


7.3.2 - Entradas de projeto e desenvolvimento
A AMAJJ garante que entradas relativas a requisitos de produto são determinadas e registros são mantidos. Essas entradas incluem requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis; onde aplicável, informações oriundas de produtos anteriores semelhante e outros requisitos essenciais para projeto e desenvolvimento.

7.3.3 - Saídas de projeto e desenvolvimento
A AMAJJ assegura que as saídas de projeto e desenvolvimento são apresentadas de uma forma que possibilite a verificação em relação às entradas de projeto e desenvolvimento. É importante que ela forneça informações apropriadas para aquisição, produção e para fornecimento de serviço. E contenha ou referencie critérios de aceitação do produto que são essenciais para seu uso seguro e adequado.


7.3.4 - Análise crítica de projeto e desenvolvimento
A AMAJJ realiza, em fases apropriadas análise crítica sistemáticas de projeto e desenvolvimento, de acordo com disposições planejadas para avaliar a capacidade dos resultados do projeto e desenvolvimento em atender aos requisitos. Desta forma a alta direção identifica qualquer problema e propõe as ações necessárias.
Entre os participantes dessa análise crítica, são incluídos representantes de funções envolvidas com os estágios do projeto e desenvolvimento que estão sendo analisados criticamente. São mantidos registro dos resultados das análises críticas e de quaisquer ações necessárias.


7.3.5 - Verificação de projeto e desenvolvimento
A AMAJJ assegura que a verificação é executada conforme disposição planejadas, para assegurar que as saídas do projeto e desenvolvimento estão atendendo aos requisitos de entrada do projeto e desenvolvimento. São mantidos pela alta direção e ASGQ da AMAJJ os registros dos resultados da verificação e de quaisquer ações necessárias.

7.3.6 - Validação de projeto e desenvolvimento
A AMAJJ motiva a validação do projeto e desenvolvimento conforme disposição planejadas, para assegurar que o produto resultante é capaz de atender aos requisitos para aplicação especificada ou uso intencional, onde conhecido. Onde for aplicável, a validação é concluída antes da entrega ou implementação do produto. São mantidos os resultados de validação e de quaisquer ações necessária.

7.3.7 - Controle de alteração de projeto e desenvolvimento
A AMAJJ, assegura que as alterações de projeto e desenvolvimento são identificadas e registros são mantidos. As alterações são analisadas criticamente, verificadas e validadas, como apropriado e aprovadas antes da sua implementação. A análise critica das alterações em partes componentes e no produto já entregue. A AMAJJ mantém registro dos resultados da análise crítica de alterações e de quaisquer ações necessárias.

7.4 - AQUISIÇÃO

7.4.1 - Processo de aquisição
A AMAJJ assegura que o produto adquirido esta conforme com os requisitos especificados de aquisição. O tipo e extensão do controle aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido são dependente do efeito do produto adquirido na realização subseqüente do produto ou no produto final. 

7.4.2 - A AMAJJ exige dos fornecedores que as informações de aquisição sejam descrita com clareza sobre o produto a ser adquirido e inclua, onde apropriado os requisitos para aprovação dos produtos, procedimentos, processos e equipamentos, bem como os registros de qualificação de pessoal e SGQ.
A AMAJJ assegura a adequação dos requisitos de aquisição especificados antes da sua comunicação ao fornecedor.

7.4.3 - Verificação do produto adquirido
A AMAJJ estabelece e implementa inspeção ou outra atividade necessária para assegurar que o produto adquirido atende aos requisitos de aquisição especificados.
Quando a AMAJJ ou seus participantes e clientes pretenderem executar verificação nas instalações do fornecedor, a alta direção declara essa intenção por escrito nas informações de aquisição, as providências de verificação pretendidas e o método de liberação de produto.

7.5 - PRODUÇÃO E FORNECIMENTO DE SERVIÇO

7.5.1 -Controle de produção e fornecimento de serviço
A AMAJJ planeja e realiza a produção e o fornecimento de serviço sob condições controladas. Essas condições incluem, quando aplicável a disponibilidade de informações que descrevem as características do produto, instruções de trabalho, uso de dispositivos para monitoramento e medição e o uso de equipamento adequado. Como também a implementação da liberação, entrega e atividades pós-entrega.


7.5.2 - Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço.
A AMAJJ valida quaisquer processo de produção e fornecimento de serviço, onde a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente. Isso inclui quaisquer processos onde as deficiências só fiquem aparentes depois que o produto esteja em uso ou o serviço tenha sido entregue.
A AMAJJ toma as providências necessárias para comprovação desses processos e por esse motivo, inclui critérios definidos para análise crítica e aprovação dos processos, equipamentos, qualificação de pessoa, uso de métodos e procedimentos específicos, como também, os requisitos para registros e revalidação.


7.5.3 - Identificação e rastreabilidade.
A AMAJJ, quando apropriado identifica o seu produto por meios adequados ao longo da execução do produto. Essa ação estabelece a identidade da situação do produto no que se refere aos requisitos de monitoramento e medição, mas quando a rastreabilidade é um requisito, a AMAJJ controla e registra a identificação única do produto.


7.5.4 - Propriedade do cliente
A AMAJJ, zela e protege a propriedade do cliente enquanto estiver sob o controle da alta direção ou sendo usado por ela.
A AMAJJ, identifica, verifica e salvaguarda a propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação no produto. Se caso, qualquer propriedade do cliente for perdida, danificada ou considerada inadequada para uso durante o tempo que estiver na proteção da AMAJJ, essa situação tem que ser documentada e informado ao cliente para que o mesmo seja ressarcido dos seus prejuízos. Igualmente são mantidos registro de defeitos, não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema e da ação corretiva para eliminar suas causas.


7.5.5 - Preservação do produto
A AMAJJ, preserva a conformidade do produto durante processo interno e entrega no destino pretendido. Essa defesa inclui identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção. Esta ação, também é aplicada às partes constituintes de um produto.

 

7.6 - CONTROLE DE DISPOSITIVO DE MEDIÇÃO E MONITORAMENTO.
A AMAJJ determina as medições e monitoramentos a serem realizados e os dispositivos de medição e monitoramento necessários para evidenciar a conformidade do produto com os requisitos determinados.
A AMAJJ, assegura resultados válidos sempre que for necessário. O dispositivo de medição utilizado, é calibrado ou verificado a intervalos especificados antes do uso, contra padrões de medição internacionais ou nacionais. Não havendo padrões oficiais disponíveis, a base usada para calibração ou verificação é registrada, ajustado ou reajustado quando necessário, identificado para possibilitar que a situação da calibração seja determinada e protegida contra ajustes que possam invalidar o resultado da medição, defeito, dano e deterioração durante o manuseio, manutenção e armazenamento.
A AMAJJ adicionalmente avalia e registra a validade dos resultados de medição anteriores quando constatar que o dispositivo não esta conforme com os requisitos. 
A alta direção da AMAJJ toma a ação apropriada no dispositivo e em qualquer produto afetado, mas os registros de calibração são mantidos.
Quando usado na medição e monitoramento de requisitos especificados, é confirmado a capacidade do software de computador para satisfazer a aplicação pretendida. Isso é feito antes do uso inicial e reconfirmado se necessário. 

 

<< Voltar


 

8 - MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA - R/D 

8.1 - GENERALIDADE - R E RECOMENDAÇÕES GERAIS - D
A AMAJJ, planeja e implementa os processos necessários de monitoramento, medição, análise e melhoria para demostrar a conformidade do produto, assegurar a conformidade do SGQ e melhorar continuamente a sua eficácia. Isso deve incluir a determinação dos métodos aplicáveis, incluindo técnicas estatísticas e extensão de seu uso.


8.1.1 - Introdução - D 
Medições são importantes para tomada de decisões com base em fatos. A AMAJJ assegura medições, eficazes e eficientes, coletando e validando os dados para assegurar o desempenho da organização e a satisfação das partes interessadas. Isso inclui análise crítica da validade e da finalidade das medições e o uso pretendido dos dados para assegurar valor agregado à AMAJJ.
O desempenho dos processos da organização incluem medição e avaliação de seus produtos, capacidade dos processos, alcance dos objetivos do projeto e satisfação dos clientes e de outras partes interessadas.
A AMAJJ, monitora continuamente suas ações de melhoria do desempenho e registra sua implementação como forma de fornecer dados para futuras melhorias. Os resultados das análise de dados resultantes das atividades de melhoria são uma entrada para análise crítica da alta direção, a fim de fornecer informações para melhoria do desempenho da organização.


8.1.2 - Aspecto a serem considerados - D
A AMAJJ, concorda que medições, análises e melhorias incluam conversão de dados de medição em informações e conhecimento, como também o uso de medições, análises e melhorias de produto e processo para estabelecer as prioridades apropriadas, comparação com as melhores políticas de processos individuais, medição da satisfação de clientes, medições e a geração e comunicação das informações obtidas como base para melhoria do desempenho das partes interessadas. Admite-se que tais informações sejam atuais, bem como que seu propósito esteja claramente definido. Outrossim a implementação de ferramentas apropriadas para comunicação da informação resultante das análises de informações, medição da eficácia e eficiência da comunicação com as partes interessadas e o benefício de monitorar e analisar os dados de desempenho mesmo quando os critérios para desempenho do produto e do processo são atendidos. Igualmente o uso de técnicas estatísticas aprovadas ou outras técnicas que podem auxiliar no atendimento das variações relativas aos processos e às medições. Da mesma forma que a consideração de realização de auto-avaliação periódica e o nível de desempenho do SGQ defina oportunidades para melhoria do desempenho da AMAJJ.

 

8.2 - MEDIÇÃO E MONITORAMENTO - D

8.2.1 - Medição e monitoramento do desempenho do sistema - D

8.2..1.1 - Generalidade - D
A alta direção da AMAJJ assegura que métodos eficazes e eficientes sejam utilizados para identificar áreas para melhoria do desempenho do SGQ como pesquisa internas, medições financeiras e auto-avaliação.

8.2.1.2 - Medição e monitoramento da satisfação dos clientes - D
A AMAJJ realiza medição e monitoramento para satisfação dos clientes, essas atividades são baseadas em análises críticas de informações relativas a clientes. A coleta de tais informações podem ser ativas ou passivas. A alta direção reconhece que existem muitas fontes de informações relativas a clientes e recomenda que sejam estabelecidos processos eficazes e eficientes para coletar, analisar e usar estas informações para melhorar o desempenho da organização. A AMAJJ, identifica as fontes de informações dos clientes e usuários finais, disponíveis de forma verbal ou escrita, oriundas de fontes internas ou externas que incluam pesquisa de clientes e usuários, realimentação sobre aspectos relativos ao produto, requisitos de clientes e informações contratuais, como também dados relativos ao serviço de entrega, e informações relativas a concorrência.
A AMAJJ, usa a medição de clientes como uma ferramenta vital e fornece informações freqüentes sobre medição, monitoramento e a realimentação dos clientes, assegurando conformidade em relação aos requisitos, atendimento às necessidades e expectativas dos clientes, bem como ao preço e a entrega do produto.
A AMAJJ, fixa e usa fontes de informações sobre a satisfação dos clientes e recomenda que haja cooperação de seus clientes para antecipar as necessidades futuras. 
A alta direção planeja e estabelece processos para ouvir de maneira eficaz e eficiente a "voz dos clientes", define e implementa métodos para a coleta de dados, incluindo as fontes de informação, freqüência da coleta e análise crítica de dados, como também as reclamações e comunicação direta com os clientes, os questionários e pesquisas. Igualmente a AMAJJ implementa subcontratação de coleta e análise de dados, grupos de enfoques, relatórios de organizações de consumidores, relatos em vários meios de comunicação e estudos setoriais.

 

8.2.1.3 - Auditoria interna - D
A alta direção da AMAJJ, garante o estabelecimento de um processo eficaz e eficiente de auditorias internas para avaliar pontos fortes e fracos do SGQ. Este processo da AMAJJ, fornece uma ferramenta independente para demostrar por meio da evidência objetiva que requisitos existentes estão sendo atendidos, visto que a auditoria interna avalia a eficácia e eficiência do funcionamento dos órgãos da organização.
A alta direção da AMAJJ, garante que ações de melhoria são tomadas em resposta aos resultados das auditorias internas e admite que o planejamento das auditorias internas seja flexível para permitir modificações com ênfase em constatações e evidências objetivas durante a auditoria. 
A AMAJJ, estabelece que no desenvolvimento dos planos das auditorias internas sejam considerados dados de entrada pertinentes da área a serem auditadas e de outras partes interessadas. Porque a implementação eficaz e eficiente dos processos, a oportunidade para melhoria contínua, á capacidade de processos, o uso eficaz e eficiente de técnicas estatísticas e o uso da tecnologia da informação, são assuntos a serem considerados pelas auditorias, bem como a análise de dados de custos da qualidade, o uso eficaz e eficiente de recursos, os resultados e expectativas ao desempenho de produto e processo, a adequação e precisão de medidas de desempenho, as atividades de melhorias e o relacionamento com as partes interessadas. Algumas vezes os relatórios de auditorias internas, incluem evidências da excelência do desempenho para subsidiar oportunidades de reconhecimento pela alta direção e motivação de pessoal.

8.2.1.4 - Medição financeira - D
A AMAJJ, reflete sobre a conversão de dados de processo em informações financeiras para fornecer medidas comparáveis ao longo dos processos e para facilitar melhorias da eficácia e eficiência da organização. Essas considerações e medidas são análise dos custos de prevenção e de avaliação, análise dos custos de falhas internas e externas e análise dos custos do ciclo de vida.

8.2.1.5 - Auto-avaliação - D
A alta direção da AMAJJ, examina o estabelecimento e a implementação de auto-avaliação. Essa avaliação, é cuidadosa, normalmente realizada pela própria gestão da organização que resulta em uma opinião ou julgamento da eficácia e eficiência da AMAJJ, bem como da maturidade do SGQ. Pode ser usada pela AMAJJ, como comparação com as melhores práticas do seu desempenho em relação ao desempenho de organização externa e de classe mundial. A auto-avaliação também auxilia na avaliação da melhoria do desempenho da AMAJJ, enquanto o processo de auditoria interna, é uma auditoria independente usada para obter evidências objetivas de que políticas, procedimentos ou requisitos existentes estão sendo atendidos, já que a auto-avaliação considera a iniciativa do SGQ da AMAJJ.
A AMAJJ, planeja a extensão e a profundidade da auto-avaliação em relação aos objetivos e prioridades. Algumas das vantagens do uso da abordagem de auto-avaliação, é ter uma influência mínima no uso de recursos da alta direção e fornecer dados para aumentar o desempenho do SGQ da AMAJJ.
A AMAJJ, executa auto-avaliação do SGQ, mas essa ação não substitui como alternativa as auditorias internas e externas da qualidade. Podendo fornecer dados para a identificação de áreas que necessitem de melhoria de desempenho, sistemas de gestão de fornecedores que carecem de estímulo para avançar na busca da satisfação do cliente e auxílio no estabelecimento das prioridades do bairro para melhoria de desempenho da organização.

 

8.2.2 - Auditoria interna - R e medição e monitoramento de processo - D
A AMAJJ, executa auditorias internas a intervalos planejados para determinar se o SGQ está conforme com as disposições planejadas, com os requisitos da norma da família NBR ISO 9000, com os requisitos do SGQ estabelecidos pela AMAJJ e se esta sendo mantido e implementado eficientemente.
A ASGQ elabora um programa de auditoria, levando em consideração a situação e a importância dos processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores. Onde os critérios da auditoria, escopo, freqüência e métodos, são definidos. A seleção dos auditores e a execução das auditorias, garante objetividade e imparcialidade do processo de auditoria. Os auditores não podem auditar o seu próprio trabalho. 
As responsabilidades e os requisitos para planejamento, para execução das auditorias e para relatar os resultados e manutenção dos registros, são definidos em um procedimento documentado elaborado pela ASGQ da AMAJJ. 
A alta direção da AMAJJ determina que o responsável pela área a ser auditada garanta que as ações sejam executadas sem demora indevida, para eliminar não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema detectados, defeitos e suas causas. As atividades de acompanhamento, devem incluir a verificação das ações executadas e o relato dos resultados de verificação aos participantes da organização, auditados, clientes e parte interessada. 
A alta direção identifica os métodos de medição e realiza medições para avaliar o desempenho do processo. O SGQ da AMAJJ, incorpora essas medições em seus processos e usa na gestão de processo.
A AMAJJ, adota ações de medições e gerencia operações, para avaliação dos processos em que podem ser apropriados melhorias passo-a-passo ou contínua, bem como para projetos de mudança de ruptura, de acordo com a visão e objetivos estratégicos da organização.
A AMAJJ, realiza medições do desempenho do processo para contemplar as necessidades e expectativas das partes interessadas de uma maneira equilibrada, com capacidade, tempo de reação, tempo de ciclo ou escoamento e aspectos mensuráveis da garantia de funcionamento, como também, rendimento, a eficácia e a eficiência do pessoal da organização, utilização de tecnologia, redução do desperdício e redução e alocação de custos.

 

8.2.3 - Medição e monitoramento de processo - R e medição e monitoramento de produtos - D
A AMAJJ, aplica métodos adequados para monitoramento e quando aplicável, para medição dos processos do SGQ. Esse método demostra a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. Quando os resultados planejados não são alcançados, são efetuadas as correções e executadas as ações corretivas como apropriado, para garantir a conformidade do produto. 
A AMAJJ, estabelece e especifica os requisitos de medição para seus produtos. Planeja e executa medição do produto para verificar que os requisitos das partes interessadas foram atendidos e usados para melhorar os processos de realização. 
A AMAJJ, faz seleção dos métodos de medição para assegurar que os produtos estão em conformidade com os requisitos e considera as necessidades e expectativas dos clientes. 
A alta direção, adota os tipos de características do produto que por sua vez determinam os tipos de medição, os meios adequados de medição, a precisão requerida e as habilidades necessárias, como também o equipamento, programas de computador e ferramentas necessárias e a localização dos pontos adequados de medição na seqüência do processo de realização. Igualmente a organização garante as características a serem medidas em cada ponto e a documentação e critérios de aceitação a serem utilizados, como pontos estabelecidos pelo cliente para testemunhar ou verificar as características selecionadas do produto. Outrossim, inspeções ou ensaios exigidos a serem testemunhados ou executados por autoridades estatutárias ou regulamentares e onde, quando e como a AMAJJ pretende ou é solicitada pelo cliente ou por autoridades estatutária ou regulamentares, como também empregar terceira parte qualificada para executar ensaios de tipo, inspeção ou ensaios durante o processo, verificação, validação e qualificação do produto. Da mesma forma que a qualificação de pessoas, materiais, produtos, processos e do SGQ, inspeção final para confirmar que as atividades de verificação e validação tenham sido concluídas e aceitas e registro dos resultados de medição do produto.
A AMAJJ, analisa criticamente os métodos usados para medição do produto e para os registros de verificação planejados, para considerar oportunidades para melhoria do desempenho, como relatórios de inspeção e ensaios, aviso de liberação do material, relatórios de aceitação do produto e certificados de conformidade, quando requerido.

 

8.2.4 - Medição e monitoramento de produto - R e medição e monitoramento da satisfação das partes interessadas - D
A AMAJJ, mede e monitora as características do produto para verificar se os requisitos do produto são atendidos. Este procedimento é realizado em estágios apropriados do processo de realização do produto de acordo com as providências planejadas. 
A evidência de conformidade com os critérios de aceitação deve ser mantida. Os registros devem indicar pessoas autorizadas a liberar o produto.
A liberação do produto e a entrega do serviço não devem prosseguir até que todas as providências planejadas tenham sido satisfatoriamente concluída, a menos que aprovado de outra maneira por uma autoridade pertinente e quando aplicável, pelo cliente.
A AMAJJ, identifica as informações de medição requeridas para atender as necessidades das partes interessadas, em relação aos processos da organização para equilibrar a alocação de recursos. É prioritário para alta direção que tais informações incluam a medição relativa as pessoas participantes da organização, proprietários e investidores, fornecedores e clientes, bem como moradores do bairro e toda sociedade resendense.
A AMAJJ, pesquisa as opiniões de seu pessoal no que diz respeito a quão bem a organização satisfaz suas necessidades e expectativas e a avaliação do desempenho individual, coletivo e sua contribuição para os resultados da AMAJJ.
A AMAJJ, avalia sua capacidade em atingir os objetivos definidos pelos seus participantes, proprietários, moradores e clientes. Avalia o seu desempenho financeiro, estima a influência dos fatores internos e externos em seus resultados e identifica o valor agregado pelas ações tomadas.
A AMAJJ, pesquisa a opinião dos fornecedores e clientes em relação à satisfação com os processos de aquisição, verificado pela organização nas atividades de fiscalização, inspeção, auditoria e análise crítica, monitora e fornece realimentação sobre o desempenho dos fornecedores e clientes de aquisição e avalia a quantidade do produto adquirido, contribuições dos fornecedores e dos clientes e benefícios mútuos resultantes desse relacionamento.
A AMAJJ, define e rastreia os dados adequados relativos aos seus objetivos, para alcançar uma interação satisfatória com a sociedade e avalia a eficácia e a eficiência de suas ações e a percepção de seu desempenho pelas partes pertinentes da sociedade.

 

8.3 - CONTROLE DE PRODUTOS NÃO-CONFORME - R E CONTROLE DE NÃO-CONFORMIDADE - D
A AMAJJ, assegura que produtos que não estão conformes com os requisitos do produto, são notificados de acordo com Procedimento Interno da Qualidade - PIQ, em formulário de Notificação de Relatório da Qualidade - NRQ, requerido por procedimento documentado e encaminhado aos órgãos competentes por cada etapa do processo que levam a eliminação da não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema para que sejam controlados, evitando o seu uso ou entrega não intencional. Os controles e as responsabilidades e autoridades relacionadas para lidar com produtos não-conformes, defeitos e outros, devem ser definidos em procedimentos documentados ou outro documento que comprove com evidência objetiva que o responsável pela ação corretiva, é capaz de eliminar as causas.
A AMAJJ trata os produtos não-conformes, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema, quando forem detectados internamente a organização. Contudo autoriza o uso com restrição, quando requerido por procedimento documentado e sua liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade pertinente ou assembléia e onde aplicável pelo cliente. Sugestão de melhoria, é implementada quando requerida por procedimento documentado do SGQ, mas a execução de ação para impedir o uso de produtos não-conformes, infraestrutura com dano ou itens da qualidade com problema detectado nos fornecedores para uso pretendido ou aplicações originais, é responsabilidade de quem vai implementar a ação corretiva.
São mantidos pela AMAJJ, registros sobre a natureza de não-conformidade, infraestrutura com danos, itens da qualidade com problemas notificados e quaisquer ações subsequentes executadas, incluindo concessões obtidas.
Quando o produto não-conforme for corrigido, esse deve ser reverificado para demostrar a conformidade com os requisitos. 
Quando a não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema do produto for detectado após a entrega ou início de seu uso, a AMAJJ toma as ações apropriadas em relação aos efeitos, ou potenciais efeitos da não-conformidade ou defeito.

 

8.3.1 - Generalidades - D
A alta direção da AMAJJ, dá autoridade e responsabilidade aos participantes e membros da organização a fim de reportar a ASGQ qualquer não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema e/ou defeito a qualquer etapa de um processo, para assegurar em tempo hábil, a detecção e a notificação e encaminha-los aos órgãos competentes por cada etapa do processo que levam a eliminação do dano, problema, não-conformidade ou defeito.
A AMAJJ, registra e codifica as NRQ, encaminhando-as aos órgãos competentes por cada etapa do processo que levam a eliminação da causa. 
A AMAJJ, concorda que a autoridade nomeada para tratar as não-conformidades, infraestrutura com danos e itens da qualidade com problemas, seja definida pela ASGQ, quando se tratar de não-conformidade, dano e problemas interno a organização, a fim de manter o atendimento aos requisitos do processo e do produto.
A AMAJJ, controla de maneira eficaz e eficiente o registro e emissão das NRQ e executa o acompanhamento do andamento da ação corretiva, até a solução definitiva da não-conformidade, infraestrutura com dano ou item da qualidade com problema, como também a divulgação do relatório das NRQ encerradas e pendentes, para informar as partes interessadas o fechamento do processo do produto não-conforme, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema. Igualmente o statu das NRQ para orientar fornecedor, cliente e alta direção da organização sobre ações posteriores. 
A AMAJJ, quando aplicável, concorda que as não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema sejam registradas, juntamente com a sua correção, para auxiliar no aprendizado e fornecer dados para atividades de análise e melhoria. A alta direção pode decidir também que o não atendimento a um requisitos, dano ou problema relativo à realização do produto e processo de apoio, possam ser registrados e controlados.
A AMAJJ implementa ações de registro de informações sobre aquelas não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema que foram corrigidas durante o desenvolvimento normal do trabalho. Tais dados podem fornecer valiosas informações para melhoria da eficácia e eficiência dos processos.

 

8.3.2 - Análise crítica e correção das não-conformidades - D
A alta direção da AMAJJ aprova e o ASGQ assegura que sejam estabelecidos processos eficazes e eficientes para análise crítica e correção das não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problemas internamente nas atividades da organização.
A ASGQ, assegura que a análise crítica das não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problemas, seja realizada por pessoal autorizado para determinar se alguma tendência ou padrão de ocorrência requer atenção especial. A alta direção aprova que as tendências negativas sejam consideradas para melhorias e como um dado de entrada para a análise crítica pela alta direção, onde são consideradas necessidades de redução de metas e de recursos.
A AMAJJ, assegura que as pessoas encarregadas pela análise crítica são competentes para avaliar os efeitos totais das não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problemas e tenham autoridade e os recursos para correção do defeito, bem como para definir as ações corretivas apropriadas quando a não-conformidade ou defeito for detectado internamente a organização. "A aceitação da correção de não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema, pode ser um requisito contratual do cliente ou um requisito de outras partes interessadas".

8.4 - ANÁLISE DE DADOS - R/D
A AMAJJ, coleta e analisa dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia do sistema de gestão da qualidade e para avaliar onde melhorias contínuas da eficácia do SGQ podem ser realizadas. Isso inclui dados gerados como resultados do monitoramento e das medições e de outras fontes pertinentes, como a satisfação do cliente, conformidade com os requisitos do produto, características e tendências dos processos e produtos, incluindo oportunidades para notificar não-conformidades, infraestrutura com danos e itens da qualidade com problemas nos fornecedores, contratados e subcontratados.
A AMAJJ, assegura que as decisões tomadas são baseadas na análise de dados obtidos de medições, notificações de relatório da qualidade e em informações coletadas. O SGQ, avalia o desempenho em relação aos planos, objetivos e outras metas definidas e identificadas áreas para melhoria, incluindo possíveis benefícios para as partes interessadas. 
A decisões da AMAJJ, são baseadas em fatos com ações e métodos válidos de análise, técnica estatísticas apropriadas e tomada de decisões e execução de ações baseadas em resultados de análise lógicas, equilibradas com experiências e intuição.
A análise de dados pode auxiliar na determinação da causa raiz de problemas existentes ou potenciais e conseqüentemente direcionar as decisões sobre as ações necessárias para melhoria. 

A AMAJJ integra e analisa dados e informações de todas as áreas da organização para uma avaliação eficaz do desempenho global do SGQ pela ASGQ e alta direção. Este desempenho global da AMAJJ, é apresentado em um formato adequado para os diferentes níveis da organização. Os resultados dessa análise podem ser usados pela AMAJJ, para determinar tendência de seus processos, como também contribuição do fornecedor, sucesso de seus objetivos de melhoria do desempenho, aspectos econômicos da qualidade e de desempenho financeiro e de mercado. Igualmente a comparação do seu desempenho com as melhores praticas e competitividade.

8.5 - MELHORIAS - R/D
8.5.1 - Melhoria contínua - R e generalidades - D
A AMAJJ melhora continuamente a eficácia do SGQ por meio do uso da política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditoria, análise crítica pela alta direção.
A AMAJJ toma iniciativa de implementar continuamente a melhoria da eficácia e da eficiência de seus processos, ao invés de esperar que um problema revele oportunidades para melhoria. As melhorias podem variar de melhorias em pequenos passos, até projetos estratégicos de mudanças de ruptura.


8.5.2 - Ação corretiva - R/D
A AMAJJ, executa ações corretivas nas não-conformidades, infraestrutura com danos e item da qualidade com problema interno na organização, para eliminar as sua causas de forma a evitar sua repetição. As ações corretivas internas, são apropriadas aos efeitos das não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema.
A AMAJJ, estabelece procedimento documentado para definir os requisitos para análise crítica de não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema para assegurar que aqueles defeitos, danos e/ou problemas, determinação das causas de não-conformidade e avaliação da necessidade de ações para assegurar que aqueles defeitos, danos e/ou problemas, não ocorrerão novamente. Igualmente, a determinação e implementação de ações necessárias, como também registro dos resultados das ações executadas e análise crítica de ações corretivas executadas.
A direção da AMAJJ, assegura que ações corretivas, são usadas como uma ferramenta para melhoria. A alta direção planeja as ações corretivas e inclui a avaliação da importância dos problemas e considera a importância dos problemas em aspectos tais como: custos operacionais, custos de não-conformidade e outros defeitos, desempenho do produto, segurança e garantia de funcionamento, satisfação dos clientes e outras partes interessadas. A AMAJJ, estimula que pessoas da área apropriadas participem no processo de ação corretiva. A alta direção, aprova que os processos sejam enfatizados quanto a sua eficácia e eficiência quando ações são tomadas e que essas ações sejam monitoradas para assegurar que as metas desejadas sejam cumpridas.

A AMAJJ, assegura que as ações corretivas sejam incluídas na análise crítica da alta direção e identifique fontes de informação e colete informações para definir as ações corretivas necessárias. A AMAJJ assegura que as ações corretivas definidas sejam focadas na eliminação das causas da não-conformidade, defeitos e outros, para evitar a repetição. Reclamações de clientes, relatórios periódicos de NRQ pendentes e relatório de análises críticas pela alta direção, igualmente resultados de análise de dados e resultados de medição da satisfação, como também registros pertinentes do SGQ, pessoas na organização, medições de processos e resultados de auto-avaliação, são as várias fontes de informações identificadas e reconhecida pela AMAJJ. 
Existem várias maneiras para determinar as causas de não-conformidades, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema, incluindo a análise por uma pessoa ou por uma equipe designada para ação corretiva. A AMAJJ equilibra os investimentos em ações corretivas com a importância do problema a ser analisado. 
Ao estimar a necessidade de ações para assegurar que não haja repetição da não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema, é conveniente que a organização considere a provisão de treinamento apropriado para as pessoas designadas para os projetos de ação corretiva.
A AMAAJ, incorpora a análise de causa raiz, como apropriado, no processo de ação corretiva, é conveniente que o resultado da análise da causa raiz seja verificado por meio de ensaios antes da definição e do início das ações corretivas. 

8.5.3 - Ação preventiva - R e prevenção contra perda - D 
A AMAJJ, estabelece procedimentos documentados para definir os requisitos para eliminação de não-conformidades potenciais, defeitos e outros, internos a organização e suas causa. Igualmente avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não-conformidade, infraestrutura com dano e item da qualidade com problema, como também a definição e implementação de ações necessárias, registro de resultados de ações executadas e análise crítica de ações preventivas executadas. 
A AMAJJ, planeja a redução dos efeitos de perda de forma a manter o desempenho dos processos e produtos. Ações são tomadas pela alta direção para assegurar a prevenção de perdas, na forma de planejamento, seja aplicado aos processos de realimentação e de apoio, às atividades e aos produtos, para assegurar a satisfação e a expectativa das partes interessadas, assegurando a prevenção de perdas, na forma de planejamento para que sejam aplicadas aos processos de realização e de apoio, às atividades e aos produtos do SGQ.

 

A AMAJJ, assegura que o planejamento para prevenção de perdas, é eficaz, eficiente e sistematizado. Este planejamento esta baseado em dados proveniente de métodos apropriados, incluindo a avaliação de tendências em histórico de dados e em aspectos críticos com relação ao desempenho dado ao SGQ e de seus produtos para gerar dados em termos quantitativos. Esses dados são gerados pelo uso de ferramentas de análise de risco, tal como análise de modos e efeitos de falha, análise crítica de necessidades e expectativas de clientes, como também análise de mercado, resultado de análise de dados e medições de satisfação. Da mesma forma que medições de processos, sistemas que consolidem fontes de informações de partes interessadas e registros pertinentes do SGQ que geram dados de análises de risco. Igualmente são analisados dados de aprendizagem com experiências anteriores, resultados de auto-avaliação e processo que fornecem advertência antecipada de condições de operação fora de controle. 
As informações produzidas pelo SGQ da AMAJJ, para desenvolver um plano eficaz e eficiente para prevenção de perdas e para definição de propriedades apropriada a cada processo ou produto, de forma a satisfazer as necessidades e expectativas das partes. São geradas a partir dos dados fornecidos pelo uso de ferramentas de análise de risco.
A AMAJJ, assegura que os resultados da avaliação da eficácia e eficiência dos planos de prevenção de perdas, sejam saídas da análise crítica pela alta direção e que sejam usados como entradas para modificações e da mesma forma, como entradas para melhoria de processo. 

8.5.4 - Melhoria contínua da organização - D
A AMAJJ, assegura o seu futuro e a satisfação das partes interessadas, criando uma cultura que envolva ativamente as pessoas na busca de oportunidades para melhoria do desempenho de processo, de atividades e de produtos.
A alta direção, cria um ambiente para envolver as pessoas, onde a autoridade é delegada de modo que as pessoas são encorajadas e aceitam a responsabilidade em identificar pontos onde a organização pode melhorar seu desempenho. E isso é alcançado quando a alta direção implementa atividades de estabelecimento de objetivos para as pessoas, projetos e organização, comparação com as melhores práticas de desempenho dos competidores e melhores experiências, bem como reconhecimento e recompensa pela realização de melhoria e programas de sugestões e reações em tempo hábil pela AMAJJ.
A alta direção da AMAJJ, define e implementa um processo para fornecer uma estrutura para atividades de melhoria contínua que possa ser aplicado aos processos de realização e apoio e às atividades. O SGQ assegura a eficácia e eficiência do processo de melhoria contínua que possa ser aplicado aos processos de realização e de apoio em termo de eficácia, eficiência, efeitos externos e pontos fracos potências, como também oportunidades para empregar melhores métodos, controle de alterações planejadas e não planejadas e medição de benefícios planejados.

 

A AMAJJ, através da sua alta direção assegura que um processo para melhoria contínua seja usado como ferramenta tanto para melhoria da eficácia e eficiência interna à organização, quanto para melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas. 
A alta direção implementa melhorias tanto na forma em pequenos passos em processos existentes, quanto na forma de melhorias de ruptura, para obter o máximo benefício para a AMAJJ e para as partes interessadas.
A AMAJJ, utiliza dados de entrada para apoiar os processos de melhoria incluindo informação oriunda de dados de validação, dados de rendimento do processo, dados de ensaio, dados de auto-avaliação e requisitos estabelecidos e realimentação das partes interessadas, bem como experiência de pessoas na organização, dados financeiros, dados de desempenho do produto e dados de entrega do serviço.
A alta direção da AMAJJ, assegura que as alterações de produto ou de processo sejam aprovadas, priorizadas, planejadas, provisionadas e controladas para satisfazer os requisitos das partes interessadas e evitar exceder a capacidade do SGQ da organização.

 

<< Voltar